quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Paschoal Totti / Cervejaria da Liberdade / Cervejaria Mineira



A pequena indústria, com raras exceções, chegou a Uberaba juntamente com os primeiros imigrantes europeus, no final do século XIX.

Convém antes ressaltar que não houve, em um primeiro momento na história do bairro Estados Unidos, um período em que primeiramente foram instituídas as chácaras e, posteriormente, as construções físicas que configuram um bairro, tais como a demarcação de terrenos e a construção de ruas e passeios. O nascimento e crescimento do bairro se deu ao mesmo tempo em que chácaras eram criadas e o traçado urbanístico era constituído.

Se a primeira ocupação do atual bairro Estados Unidos foi mediante a construção de chácaras, a conformação que esta região adquiriu como bairro se deve ao empenho e pioneirismo do imigrante italiano Paschoal Totti.

Este imigrante italiano, no ano de 1871, aos 20 anos de idade, buscando fortuna, estabeleceu residência nos Estados Unidos, país da América do Norte, local em que permaneceu até 1875, retornando à Itália. Em maio de 1880, veio para o Brasil. Procurou a região do Triângulo Mineiro, exercendo a profissão de vendedor ambulante, decidindo posteriormente se estabelecer em Uberaba.

Paschoal Totti chegou aqui, em Uberaba, no ano de 1881 e instalou-se no Alto ou Largo das Cavalhadas, atual Praça Comendador Quintino, em um terreno situado na esquina da atual Avenida Presidente Vargas sendo o primeiro a construir casa nessa praça.

Foi Paschoal Totti também quem denominou de Alto dos Estados Unidos, o antigo Alto ou Largo das Cavalhadas, dando origem assim, ao nome do bairro. Antigamente, o local da praça e suas adjacências, se conheciam por Morro Plano, Alto do Rosário e Alto das Cavalhadas. Este nome deriva da ocorrência neste local, durante a segunda metade do século XIX, das cavalhadas, celebrações de origem portuguesa que chegaram a Uberaba somente após a Guerra do Paraguai. A praça primitivamente se chamou Largo da Piedade, porque os respectivos habitantes pretendiam erigir uma igrejinha com a invocação de Nossa Senhora da Piedade; mas, não o fazendo, aquele nome se perdeu, e o vulgo deu lugar ao de Largo do Pascoal, que se conservou durante muitos anos, até que, em 1894, foi mudado para Comendador Quintino.

Os negócios de Totti no bairro Estados Unidos eram bastante diversificados. O italiano fundou uma fábrica de macarrão e outra de artefatos de cerâmica. Conhecido como “rei das casas”, instituiu entre nós o sistema de construção de casa para aluguéis à moda de como se faz nas grandes capitais de dentro e fora do país. Paschoal Totti era uma proeminente figura da colônia italiana em Uberaba, atuando dentro de um sistema de apoio aos compatriotas. A partir de sua atitude pioneira, inúmeras famílias foram se transferindo para o local, em um processo de urbanização contínuo.

Montadas por italianos, as fábricas de cerveja foram numerosas e é certo que o negócio de fabricação de cerveja prosperava e movimentava um considerável volume de dinheiro, o que pode ser comprovado pelo grande número de anúncios publicitários e notícias em jornais da época envolvendo essa atividade econômica.

No início de 1888, o imigrante Paschoal Totti, constrói a primeira casa na esquina oriental da Av. João Pessoa (atual Av. Presidente Vargas) em volta da praça Comendador Quintino, no bairro Estados Unidos.

No ano seguinte, 1889, estabelece ao lado dessa casa o que seria a primeira cervejaria do município, e uma das primeiras do país, a Cervejaria da Liberdade.


No ano de 1895 a Fábrica de Cerveja da Liberdade passa a pertencer a Gaetano Cadosi.


Gaetano Cadosi aportuguesa seu nome passando a assinar Caetano Cardoso.

EM 1900, Paschoal Totti instala a primeira fábrica de macarrão da cidade e a primeira cerâmica.

Em 1915, Totti cria mais uma cervejaria, a Cervejaria Mineira, e obtém grande sucesso com a cerveja "Tosca” e uma fábrica de guaraná, Iolanda, no sobrado construído por ele na rua do Comercio (atual rua Arthur Machado).


Propaganda de 1918 da Cervejaria Mineira

Em 1921 falece Paschoal Totti e seu filho, Gabriel Totti, após concluir seus estudos de arquitetura na Itália volta à cidade, dedica-se às atividades industriais e comerciais nos estabelecimentos de seu pai, dos quais, após o falecimento deste, herdou parte, e que em 1915, foi acrescida de mais uma fábrica de cerveja e refrigerante com a denominação de cerveja Mineira e guaraná Caxangá.
  
Fachada e interior da Cervejaria Mineira em 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário