terça-feira, 24 de outubro de 2023

Fábrica de Cerveja São Bento



A cerveja desembarcou no Brasil junto com a família real portuguesa em 1808. De lá pra cá, a bebida fermentada ganhou o Pais de norte a sul, incluindo Santos, que chegou a ter muitas pequenas fabricas de cerveja.

Durante muitos anos, as cervejas importadas eram descarregadas nos trapiches do Porto de Santos e tinham como destino várias cidades da província paulista. Mas, antes de molhar o bico dos consumidores do interior e da capital, as cervejas que aqui desembarcavam matavam a sede de muita gente curiosa com a nova bebida. O sucesso da cerveja atiçou os paladares locais e a mente comercial de alguns homens da terra santista.

Em 30 de maio de 1868, chegou na colônia Dona Francisca, atual Joinville - SC, o imigrante alemão Heinrich Bruno Feder, nascido em 23 de fevereiro de 1846 na cidade de Wartemberg, filho único do casal Carl Heinrich Emil Feder e Julianne Hedwig Skiefe.

Em 18 de fevereiro de 1874, mudou-se para Santos - SP acompanhado de sua esposa Katharina Feder (em solteira Eisenhut), nascida em 1856.

Em 1877 montou um comércio de venda de cervejas e a partir dessa data, passou a investir suas economias na compra de equipamentos e apetrechos para montar uma fábrica de cerveja.

Em 10 de fevereiro de 1879 foi inaugurada na Rua de São Leopoldo (Atual Visconde de São Leopoldo) a Fábrica de Cerveja de São Bento assim batizada em função do local onde mantinha seu estabelecimento. nas proximidades do Morro de São Bento, onde havia uma boa nascente d’água para a feitura da bebida com qualidade. Começou produzindo dois tipos: Porter e Pale Ale.

A Cervejaria São Bento foi a primeira a se estabelecer em Santos e chegou a ser considerada a mais importante da província de São Paulo na década de 1880. A marca imperou absoluta na cidade por alguns anos.

Em 04 de dezembro de 1881 A cerveja Pale Ale São Bento ganhou medalha de bronze no concurso de cerveja na Exposição Provincial Brasileira-Alemã em Porto Alegre - RS no Rio Grande do Sul.

Em 1887 foi publicado no Indicador Santista que a fábrica está funcionando em novo endereço na rua Visconde de São Leopoldo, nº 51 em frente à antiga fábricae está montada com todos os aparelhos e maquinismos em prédio construído especialmente para fábrica de cerveja.


Bruno Feder retornou para a Alemanha onde veio a falecer, em 16 de maio de 1895, na cidade de Dresden, deixando a condução do negócio cervejeiro para o filho mais velho, Antônio Augusto Eugênio Feder (Eugenio Feder) nascido em Santos em 13 de janeiro de 1873, portanto com 22 anos à época.

    

Em 6 de novembro de 1896, a Fábrica de Cerveja São Bento, de Eugenio Feder, estabelecido em Santos - SP, registra as cervejas São Bento Porter sob o nº 82 e Pale Ale sob o nº 83 da Junta Commercial do Estado de São Paulo. Eugênio, então, além de registrar as marcas da família na Junta Comercial, passou a investir em publicidade


Nesta época, o barril já era substituído por garrafas de vidro, via de regra fechadas com rolhas (a exemplo dos vinhos). A cerveja santista, então, e de fato, conquistou o paladar local, com suas versões clara e escura, e era presença constante nas mesas dos principais bares não só da cidade de Santos, mas de boa parte das casas comerciais da capital paulista e do interior.

Em 1913 o jornal A Fita publicou que a fábrica São Bento acabou de adquirir novos maquinismos de engenho moderno para aperfeiçoamento dos produtos da fábrica e fez modificações importantes no prédio para adaptar aparelhos frigorificos e outros. Contratou vindo da Alemanha um prático para o fabrico de cerveja.


Porém a mesma decretou falência em 18 de abril de 1914. A cervejaria São Bento funcionou em Santos até 1915.


Nenhum comentário:

Postar um comentário