terça-feira, 5 de setembro de 2023

Antonio Fusaro & Cia / Cervejaria Econômica



Em Ubá, a primeira leva de imigrantes italianos veio espontaneamente antes de 1888, e correspondeu ao ingresso de imigrantes provenientes do sul da Itália que traziam como vantagem suas variadas profissões: artesãos, alfaiates, comerciantes, operários, ferreiros, caldeireiros e marceneiros. Contudo, não eram agricultores, mas colaboravam, para a melhoria da cidade de Ubá, que na época não contava com luz, calçamento, saneamento básico, como todas as demais cidades da Zona da Mata. Ubá recebeu mais duas levas de imigrantes italianos: algumas dezenas vieram para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Leopoldina; e centenas, procedentes no norte da Itália, estabeleceram-se nas fazendas de café do município e região. Posteriormente, muitos deles migraram para a cidade, contribuindo com a diversificação de sua economia.

Dentre esses empresários que começaram sua vida profissional como agricultores e foram bem sucedidos na economia urbana, aparece a família de Luigi (Luiz) Fusaro, nascido em 1843, natural de Treviso, Veneto, Itália, que aqui chegou em 1888, com a esposa, também italiana, Maria Piziolo Fusaro, nascida em 1848, acompanhados de sete filhos: Ângela, Sebastiano, Antonio, Ângelo, Giusepina, Giuseppe e Antonia.

Luigi (Luiz) iniciou sua vida profissional como meeiro em duas fazendas de café. Depois de acumular alguns recursos, migrou para a cidade onde abriu uma padaria, logo ampliada com armazém de mantimentos, em 1901 deixou o comércio nas mãos de seu filho Antonio, nascido em 1873 e casado em 1896 com Maria Aspasia Cavaliere Fusaro, nascida em 7 de setembro de 1878 em Torre Orsaia, Campania, Salerno, Itália.

Em 1907, quando já havia comprado o título de Major (prática comum àquela época), Antonio se associou ao Sr. Joseph Codo, o armazém foi transformado em uma empresa para operar no atacado e no varejo, fundando a Sociedade Antônio Fusaro & Cia, montaram uma enorme rede comercial ao lado da Praça Guido Marlièr, criando o maior estabelecimento comercial de que se tem notícia de haver funcionado em Ubá. O gigantesco entreposto ocupava todo um lado do corredor que é a rua XV de Novembro, desde a rua São José até a avenida Cristiano Roças, dando frente também para esta última rua. Vendia mercadorias de quase todos os gêneros para quase todas as finalidades. A empresa tinha como segundo e terceiro sócios os italianos José Miotto e Alfredo Codo e incluía indústrias como uma fábrica de macarrão que se chamava Macarrão Santa Isabel, fábrica de roupas e até posto de gasolina e casa bancária que deu grande impulso ao comércio e à indústria locais, paralelamente à indústria de macarrão, outras indústrias foram montadas por eles, criaram moinhos, torrefação do café, beneficiamento de cereais e uma empresa onde fabricava cervejas, refrigerantes e engarrafava aguardentes entre outras bebidas. >

  

  

Em 1928 foi um dos fundadores da Associação Comercial de Ubá, tendo integrado a Comissão de Contas da Associação Comercial e Industrial de Ubá, por 10 anos.

Em 1939, falece Antonio Fusaro com 66 anos.


Seu filho, Antonio Fusaro filho, Nascido em Ubá em 13 de abril de 1906, tendo se formado em Engenheiro de Minas e Civil pela Escola de Minas de Ouro Preto, em junho de 1930 e que em 1931, embora não sendo político, foi nomeado Prefeito Municipal de Cataguases, trabalhou como gerente da Companhia Carbonífera de Urussanga em Santa Catarina, de 1933 a 1939.

Com a morte do pai volta para Ubá abandonando a gerencia da Companhia Carbonifera de Urussanga – SC e torna-se sócio da Antônio Fusaro e Cia. Ltda., dividindo a gerencia com seu irmão Luiz Fusaro numa fábrica denominada Sociedade Industrial de Refrigerantes Fusaro Ltda.

Simultaneamente deu assistência à Prefeitura Municipal de Ubá no período do Prefeito Ozanan Levindo Coelho (1935 a 1945).

Indicado pelo Juiz de Direito da Comarca de Ubá, Dr. Mário Cândido da Rocha, e nomeado Prefeito Municipal de Senador Firmino pelo Governo do Estado de Minas Gerais através do Decreto nº 8.188 de 20 de novembro de 1945. Administrou o município de 26 de novembro de 1945 a 03 de dezembro de 1945. Foi também Engenheiro Chefe da 4ª Circunscrição de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais.

Em 1940 foi criado pelo químico Eugênio Auvray, para a antonio Fusaro & Cia, um refrigerante feito a partir do extrato da planta da flora brasileira "Chapéu de Couro", uma erva medicinal. Refrigerante que apesar de ser natural de Ubá, Zona da Mata Mineira, se tornou uma das marcas mais tradicionais da região fluminense do Rio de janeiro, o refrigerante que levou o nome de Mineirinho.

  

Em 1946, foi feito um contrato de cessão e exploração de marca entre a Sociedade Industrial de Refrigerantes Fusaro Ltda e a Sociedade Industrial de Refrigerantes Flexa Ltda, a fabricação foi transferida para o Ponto Cem Réis em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, em virtude da demanda na produção. Ficamos na cidade até 1978. A demanda começou a cresce e o espaço ficou pequeno. Tínhamos também o problema recorrente de falta d’água. A solução foi construir um parque industrial no bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo, onde permanecemos até hoje.

Em 1989 foi lançado o Mineirinho em garrafas PET de 2 litros e de 350 mililitros.

Em 1990, a razão social da fábrica, mudou para Indústria de Bebidas Reflexa Ltda e o refrigerante passou a mencionar o chapéu-de-couro como ingrediente.

No início da década de 2000, o refrigerante Mineirinho começou a ser oficialmente referido como um refrigerante de guaraná com chapéu-de-couro. O produto se estabeleceu como tipicamente regional, sendo amplamente distribuído nas cidades de Niterói, São Gonçalo e outras cidades fluminenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário