terça-feira, 25 de julho de 2023

Bortolo Balvedi & Filhos Ltda / Viuva Bortolo Balvedi & Filhos Ltda / Indústria de bebidas Balvedi Ltda



No dia l5 de janeiro de l884 terminava a quarentena das 50 famílias italianas acampadas no casarão dos imigrantes no Campo dos Bugres. Naquela manhã iniciava a longa caminhada na trilha da floresta até as colônias a eles destinadas. Partia do Campo dos Bugres a caravana de mais de uma centena de pessoas com destino a XVI Légua - Travessão Alfredo Chaves, Colônia Caxias que os italianos passaram a chamar de nova Veneza.

A colônia criada em 1875 com o nome colônia Fundos de Nova Palmira, recebeu em 1877 o nome de Colônia Caxias. O território original da colônia era formado por 16 léguas, áreas divididas em travessões e lotes. A partir de 1880 a Colônia foi dividida em 3 povoados: Caxias, Nova Milano e Nova Tento, em 1884 deixou de ser colônia e toda a área foi anexada a São Sebastião do Caí tornando-se seu 5ª distrito, com o nome de Santa tereza de Caxias, em 1890 o distrito foi emancipado tornando-se município e sendo formado pelos distritos de Vila de Santa Tereza de Caxias (sede) e os distritos de Nova Trento e Nova Milano, em 1944 recebeu a denominação de Caxias do Sul.
Dessa centena de italianos fazia parte a família Balvedi, vinda para o Brasil em 11 de novembro de 1883 e composta por Bartholomeu Balvedi, falecido em 1900, e seus 3 filhos: Bartolomeu (Bortolo), Giovanni e Marieta.


Bartolomeu Balvedi, mais tarde conhecido com Bortolo Balvedi. nasceu no ano de 1872, em Pian dei Zech, Val de Mis, Sospirolo, Provincia de Belluno, Vêneto, Itália, tendo aqui chegado com 11 anos de idade. Ao lado do seu registro, aparece uma notação dizendo: “Passarono a domiciliarsi in América coi genitori. Vedi passaporto per l’estero 11/11/1883 Nº 22” (Passaram a residir com seu pai na América. Veja passaporte para o estrangeiro 11/11/1883 Nº22).

Bortolo Balvedi, casou no dia 30 de julho de 1896, na Vila de Nova Trento (2ª Distrito de Caxias), com Maria Domênica Miglioranza, nascida na Itália no mesmo local que Bortolo em 13 de agosto de 1881, portanto com 15 anos de idade, tiveram 11 filhos: Luiza, Angelo, Angela, Pedro, Nair, Hilário, Luiz, Leocádia, Catherina, Ida, Josefina.

Em l905, Bortolo Balvedi, junto com os irmãos, iniciava a produção artesanal de cerveja e gasosa para atender o mercado local e das comunidades vizinhas. Ele foi o primeiro fabricante da Cerveja Balvedi em Nova Veneza.
O estoque de óleo de baleia estava sempre à disposição no depósito da pequena Fábrica de Cerveja e Gasosa Balvedi. O produto era trazido de Caxias do Sul em latas de l8 litros, no lombo dos muares.

Em 6 de outubro de 1908 foi criada a Colônia Erechim, como 8˚ distrito do município de Passo Fundo, inicialmente chamado de povoado de Paiol Grande e depois, sucessivamente, de Boa Vista, Boa Vista de Erechim, José Bonifácio e, finalmente, Erechim, como muitos outros povoados do Brasil, Erechim surgiu à margem da estrada de ferro. No caso, a estrada de ferro que ligava o Rio Grande do Sul a São Paulo.
Planejada pelo diretor de Terras e Colonização Carlos Torres Gonçalves, atendendo aos princípios positivistas para tornar-se modelo de colonização. O empreendimento teve rápido progresso econômico, facilitado não só pela presença de uma ferrovia, mas também pelas estradas planejadas durante a concepção da colônia e que foram construídas de acordo com os traçados previstos. A colônia foi instalada em 1910, com a chegada dos primeiros 36 colonos: 4 família com 28 pessoas e 4 solteiros.

Em 1911 Bortolo e os filhos mais velhos rumaram para o norte, iniciando a mudança da família para Erechim.

No ano de 1913, a família terminou por se estabelecer em Erechim e trabalharam na agricultura até o ano de 1917, porém neste ano adquiriram um terreno que possuía uma fonte de água límpida e de excelente qualidade. Com visão empresarial aproveitaram este recurso natural e instalaram, em 1918, uma pequena fábrica de bebidas, pioneiros em nosso Estado dando início a empresa comercial Indústria de Bebidas Balvedi.


A empresa que depois ficou conhecida como uma das primeiras da região, a Indústria de Bebidas Balvedi era referência na economia regional, produziam cervejas, gazosas (refrigerantes) e xaropes. O local era no início da estrada do Dourado, atual Rua Bortolo Balvedi, que leva para a região colonial e para os municípios de Aratiba, Itatiba do Sul e Barra do Rio Azul.

Em 1936, falece Bortolo Balvedi, com a idade de 64 anos, sua esposa maria e os filhos Pedro, Hilário e Angelo assumem a cervejaria sob a Firma Vva. Bortolo Balvedi & Filhos.



Em 05 de abril de 1938, é alterado o nome do município de Boa Vista do Erechim para José Bonifácio causando nova alteração nos rótulos.

    

Em 28 de dezembro de 1944 o nome do Município é novamente trocado deixando de ser José Bonifácio para ser somente Erechim.

Em 1954, falece a matriarca Maria Domenica, seus filhos continuam a tocar a empresa.

    

    

Com a mudança do nome de Rua Dourado para Rua Bortolo Balvedi foi necessária outra mudança nos rótulos.

    
    
    
    

Pela precariedade de químicos com curso superior, o filho Pedro Balvedi foi licenciado pelo Conselho Regional de Química de Porto Alegre, em 01 de junho de 1960, para exercer essa atividade, o que fez, não só nessa empresa, como também em outras da região.

A Indústria de Bebidas Balvedi, empresa instalada em Erechim em 1918, manteve suas atividades por quase 90 anos, tendo encerrado sua atividade por volta de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário