quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fábrica de Cerveja Kronenthal




Vale Real - RS foi colonizado por imigrantes ítalo-germânicos em meados do século XIX. Os primeiros imigrantes alemães começaram a chegar ao Brasil em 1824, alcançando as terras do atual município de Vale Real somente em 1851. Eles eram provenientes das terras da região do Reno, Monzefeld, Mholstein, Oldenburg e Pomerânea. A colonização valerrealense é sobretudo de origem germânica, pois que somente após 1875 é que chegaram os colonos provenientes da Itália. Entre os sobrenomes das primeiras famílias estavam os Finkler, Freiberger, Stoffels, Arenhardt, Staudt, Krewer, Schneider, Puhl, Rauber, Gauer e Schmitz. O antigo nome de Vale Real era Kronenthal, esse nome em alemão é uma homenagem aos colonizadores que batizaram de Kronenthal o local onde a configuração geográfica dos morros em volta do vale do Rio Caí é constituída por um imenso vale cercado por treze morros que formam uma verdadeira coroa natural. Vale Real seria impropriamente traduzido do alemão, já que Kronenthal significaria, literalmente: Vale da Coroa (onde kronen significa coroa e thal significa vale). Localizado ao pé da serra gaúcha, à margem direita do rio Caí, distante 90 quilômetros de Porto Alegre e 34 quilômetros de Caxias do Sul.

Em Vale Real, os traços culturais herdados dos imigrantes são perceptíveis na arquitetura, na música na dança e na culinária, fazendo do município um refúgio dos costumes e tradições do passado com as inovações do presente.

A localidade (colônia) conhecida como Kronenthal tinha como município mãe São Leopoldo de onde fazia parte.
Em 1º de maio de 1875, a Vila de São Sebastião do Cahy se desligou de São Leopoldo se transformando no município de São Sebastião do Cahy e a localidade de Kronenthal foi anexada passando a ser distrito do novo município, tendo papel fundamental na recepção das levas de colonos italianos que se estabeleceram no Campo dos Bugres, que foi batizada de Caxias do Sul. A partir dessa época teve uma fase de grande prosperidade no final do século XIX e no início do século XX. Com uma economia forte devido à produção agrícola, com destaque para o feijão (no final do século XIX) e a alfafa (no início do século XX), e ainda contava com grande movimento comercial.
Em 22 de dezembro de 1888, a então a localidade de Picada Feliz, também pertencente a São Sebastião do Cahy foi elevada à condição de Vila, passando então a chamar-se "Vila Feliz".
Kronenthal teve esse nome até 1938 quando houve uma proibição de se falar a língua alemã, passando a se chamar Vale Real.

Em 17 de fevereiro de 1959, através da Lei Estadual 3.726/1959, foi decretada a emancipação política da Vila Feliz, pertencente a São sebastião do Cahy, que como município passou a se chamar "Feliz", passando Vale Real a ser um de seus distritos.
Em 1988, as pequenas comunidades vizinhas se emanciparam, deixando claro que Vale Real teria plenas condições de fazer o mesmo. No ano seguinte foi empossada a Comissão da Emancipação que redigiu e organizou a documentação necessária para elevar Vale Real de vila a cidade independente. Em 1991, foi realizada a Consulta Plebiscitária entre a população eleitoral, tendo a aprovação popular de 1388 votos a favor, num total de 2054 eleitores.
Em 20 de março de 1992, por força da Lei Nº 9615, criava-se o Município de Vale Real.

Neste ano, 1992, Vale Real integrou suas comunidades transformando as antigas festas de colono na 1ª Kronenthal Fest. já que colonizado por imigrantes italianos e alemães mistura a cultura e tradições das duas etnias na Kronenthal Fest.


Em seu rico passado, Vale Real teve uma das mais importantes casas comerciais da região. A Casa Comercial Reimboldo Stoffels que servia, além de entreposto comercial, como hospedaria, ambulatório e casa de secos e molhados. Além deste importante centro comercial, Vale Real teve também a primeira cervejaria da área, a Fábrica de Cerveja Kronenthal de Mathias Finkler Sobrinho, fundada em 1910 e que existiu até a década de 1930, tendo sido a responsável, em épocas de Kerb, pela distribuição de cervejas e refrigerantes para a comunidade local e região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário