terça-feira, 25 de junho de 2019

Centro dos Varejista de Santos


Em Santos - SP, alguns pequenos varejistas resolveram montar uma cooperativa com dupla função: indústria e representante do comércio varejista e com o nome de Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Centro Varejista de Santos com o intuito de produzir uma cerveja para entrar na briga de mercado pelo consumidor de baixa renda. Instalada no dia 19 de junho de 1904, a linha de produção de cervejas do Centro dos Varejistas de Santos, montada em sistema de cooperativa, iniciava a fabricação de uma bebida forte e refrescante, que prometia conquistar o coração e o paladar dos santistas menos abastados, ou pelo menos daqueles que não tinham condições de consumir as marcas importadas e as forasteiras vindas de outros cantos do Brasil. Produzida na versão escura (preta), a bebida precisava de um nome forte para se consolidar na cidade.

Foi aí que surgiu a ideia de homenagear o fundador santista, o fidalgo “Braz Cubas” fazendo nascer uma marca que participou do cotidiano dos santistas até meados dos anos 30. Quando a estátua em homenagem ao pioneiro santista foi inaugurada, em 1908, o rótulo da nova bebida ganhou o desenho do monumento, e fez o maior sucesso.

No dia 6 de fevereiro de 1928 realizou-se a inauguração do novo maquinário adquirido pelo Centro Varegista de Santos para sua fábrica de bebidas.

Em 1934, a cooperativa, que também fabricava a cerveja clara Mercúrio, anunciava uma série especial da Braz Cubas, trazendo no rótulo a clássica imagem do monumento da Praça da República.

    
Nesta década a fábrica funcionava com sua linha de produção na Vila Mathias, mais precisamente na Rua Senador Feijó, 415, e já produzia, além das cervejas, licores, limonadas, laranjadas, vinhos de fruta, xaropes e até vinagres.
Em 16 de julho de 1941 foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOESP) que a Assembleia Geral Extraordinária, em 23 de junho de 1941, deliberou a mudança do nome Centro Varejista de Santos S/A para Centro Varejista de santos S/A - Industria de Bebidas, cuja ata foi arquivada sob o nº 15406 de Junta Comercial do Estado de São Paulo.

A cooperativa, porém, não durou muito mais tempo. O curioso é que seu endereço, a partir dos anos 70, passou a abrigar a linha de produção da Skol Caracú.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pesquisa valiosa , pois no endereço atual funciona o Bar e Lanchonete Caracú.

Postar um comentário