sábado, 30 de julho de 2011

Cervejaria Caetano Carmignani / Carlos Carmignani & Irmão / Carmignani S/A


A Carmignani nasceu graças ao trabalho e empenho de Caetano Carmignani, filho de Giovacchino Carmignani e Maria Salvatore Papini Carmignani, nascido em 8 de novembro de 1875, na Itália, na cidade de Montecarlo, província de Lucca, veio como imigrante para o Brasil, em 1887, ainda criança com somente 12 anos de idade e foi morar nas proximidades de Piracicaba - SP. Até sua maioridade ajudou muito seus progenitores, pois tinha em seu pensamento o desejo de progredir, vencer na vida, já almejando seu futuro. Em 1904 já com 29 anos de idade teve a feliz idéia de instalar uma fábrica de cerveja.
Com visão ampla de progresso adquiriu da família Barão de Rezende uma área de 1.000 metros quadrados, onde construiu a fábrica e a sua residência.
Em 1907 a primitiva fábrica foi transferida para esse lugar, situava-se na Avenida Dona Francisca, nº. 60, praticamente na esquina com a Rua Monsenhor Gallo e com a aquisição de máquinas e outros equipamentos, começou a fabricar a cerveja preta Cavalinho de alta fermentação, assim como refrigerantes naturais.

Nesta ocasião Caetano Carmignani conheceu Rosa Zílio, com quem contraiu matrimônio em 20 de fevereiro de 1908. Ao longo do tempo o casal teve numerosos filhos: Zelinda, Albertina, Olga, Lucila, Carlos, Alcides (Conde) e João (Babico).


O patriarca da família faleceu em 1932 e o controle da cervejaria passou aos filhos, alterando sua razão social para Carlos Carmignani e Irmãos.

A companhia, além de cerveja, produzia também Gengibirra, Cotubaina e vários refrigerantes. Por volta de 1934 eles começaram a fazer o engarrafamento de aguardente que denominaram Caninha Cavalinho.

Posteriormente com a transformação da empresa para Carmignani S/A Indústria e Comércio de Bebidas, vejam o esboço do novo rótulo da Caninha Cavalinho (difícil de ler mas na faixa abaixo do cavalinho, está escrito "Carmignani S/A").

Por volta de 1989 engarrafavam as seguintes marcas de aguardente:


No início do ano de 2005, a produção de cachaça foi suspensa.

Em Dezembro de 2006, o Grupo Midas Bebidas, presente no mercado desde 2002, anunciou a aquisição das marcas de bebidas alcoólicas do Grupo Carmignani, que tem como carro-chefe a tradicional Caninha Cavalinho. As embalagens e os rótulos da Cavalinho foram reestilizados, mas mantiveram a identidade visual muito próxima daquelas utilizadas até 2005. O novo fornecedor exclusivo da aguardente é a Destilaria Capuava, empresa também centenária, situada em Piracicaba. A Caninha Cavalinho agora é comercializada em garrafas de vidro de 1 litro (incolor) e de 600 mililitros (âmbar) e garrafas de PET de 500 mililitros.

6 comentários:

josé carlos kayser disse...

Outra excelente postagem. Parabéns pela pesquisa, trazendo a todos informações valiosas, num País sem memória.

Anônimo disse...

cavalinho fez parte da minha infânçia

Linha Maginot. disse...

Em 1985,Trabalhava na Copersucar na Vila Resende,um Dia na Hora do
Almoço,Vi numa Rua do Centro de Piracicaba, Alguns Carros da Marca
Cadilack,o Garagista nos Convidou a Conhecer a Coleção ?
Tinha Precisamente 50 Carros Antigos,o Total da coleção da Família
era 200 Carros num Total de Quatro Garagens !
A Família Carmignani Tem uma Bonita Historia !

Anônimo disse...

Buenas,por gentileza, poderiam nos dizer a data daquele rótulo da caninha cavalinho? o ano....gratos Germaneo- Ourinhos-sp

Anônimo disse...

Meu falecido pai e meus tios trabalharam por mais de 20 anos , no transporte da caninha cavalinho. Família aliberti

Confeitaria disse...

Minha avó era irmã da Dona Rosa Zilio o nome dela era Elza Zilio!!! Pena que eu não conheci meus parentes que são descendentes deles minha avó só contava a historia da empresa!!!

Postar um comentário