quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fábrica de Cerveja Paulo Käsemodel / Cervejaria Luiz Käsemodel


Em 1883 chega ao Brasil, mais propriamente em São Bento – SC, Paulo Käsemodel (Louis Paul) de 18 anos, padeiro e confeiteiro de profissão, acompanhado por seu irmão Heinrich Gotthard Käsemodel, técnico em curtir couros - curtidor. Oriundos da pequena cidade de Frauenstein, na Saxônia.

Empreendedores de primeira hora na economia Sãobentense são, sem duvida, os Käsemodel, que iriam desempenhar um papel importante no mundo econômico da vila de São Bento dos primeiros tempos, principalmente porque fizeram que suas iniciativas adquirissem certo vulto e trabalhavam numa escala mais audaciosa que os outros. Além disso, eram muito determinados e bem articulados tecnicamente desde sua origem na Alemanha. Outro diferencial é que logo procuram mercado em praças maiores, principalmente em Curitiba.

Paulo Käsemodel abre uma padaria no centro da vila logo depois de sua chegada ao Brasil e, em 1899, adquire o equipamento para fabricar gazosa de Paulo Heyse, passando a produzir refrigerantes, além de continuar em seu negócio como padeiro e confeiteiro.

Em 1906 Paulo Käsemodel passa a incluir cervejas junto à produção de suas gasosas e à antiga padaria. Nessa época abre uma hospedaria (Gasthoff) que depois chamariam "hotel".


A hospedaria, a cervejaria e a padaria dos Käsemodels funcionavam na atual Rua Jorge Lacerda, adiante do prédio do Correio, no local onde se construiu um prédio, agencia do banco HSBC. O prédio em que funcionava o hotel mais tarde abrigou a loja e livraria Santos, de Ernesto Venera dos Santos.

Em 1910 seu filho Luiz Käsemodel compra a Cervejaria Canoinhense em Santa Cruz de Canoinhas que funcionou pouco tempo sob o seu comando, cerca de tres anos, logo a vendendo e retornando a São Bento.
A pequena cervejaria de Paulo Käsemodel funcionou sob sua condução até 1913, quando transferiu o comando para seu filho Luiz Käsemodel.

Paulo Käsemodel morreu em 20 de abril de 1921. Teve 14 filhos.

Um comentário:

mariana k. disse...

Muito legal o seu post sobre as cervejas! Sou parente de Louis Paul, na realidade, meu avô é neto dele. Muito interessante as informações que você postou, não sabia que ele possuiu uma cervejaria, mesmo que por pouco tempo!