terça-feira, 17 de agosto de 2021

Fábrica de Cerveja Santo Aleixo - Claussen & Teixeira



Baseado na dissertaçãoFábrica Santo Aleixo - Joana Lima Figueiredo

Além das fábricas de tecidos, outras fábricas ficaram famosas no município de Magé, mais propriamente no distrito de Santo Aleixo. Muitos ainda comentam sobre as cervejarias que lá funcionaram. Tudo começou - segundo o pesquisador Sciammarella - por volta de 1908, quando Henrique Fernando Claussen e José Teixeira instalaram, no bairro do Cavado, a Fábrica de Cervejas Santo Aleixo que fabricava a Cerveja Andorinhas.


Henrique Fernando Claussen, nasceu na Rua do Theatro em 3 de maio se 1838, onde residiam seus pais Jacob Ferdinand Claussen e Caroline Claussen (de solteira muller Weiss) dinamarqueses, aqui chegados em 1826. Instalou-se em Teresópolis aos 30 anos de idade, indo residir com seus pais no lugar denominado Posse e mais tarde na Fazenda Imbuhy, foi casado com Maria Catharina de Oliveira, nascendo dessa união sete filhos: Carolina, Christina, Henrique, Luiza, Laura, Fernando e José. Foi o primeiro presidente da Câmara quando Teresópolis foi elevada à categoria de cidade em 1892, exerceu, também, os cargos de delegado de policia e inspetor escolar durante 22 anos. Era chamado de vovô Fernando e faleceu com cem anos de idade, em 15 de maio de 1938, em Terezópolis-RJ.


José Teixeira, mais conhecido como “Juca Rosa”, morava em Santo Aleixo, enquanto Henrique Claussen, morava em Teresópolis.

Infelizmente não se dispõem de muitas informações, mas segundo informações, ainda é possível encontrar as ruínas onde funcionava o antigo açude que fornecia águas para as comunidades do Chalé e do Poço Escuro. Segundo relatos dos próprios moradores, com o tempo a cervejaria deixou de funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário