domingo, 6 de junho de 2021

Imperial Fábrica de Cerveja de Henry Leiden & Cia




Em 1864, após o falecimento de Alexandre Maria Villas-Boas, sócio na Imperial Fábrica de Cerveja Nacional de Henrique leiden, na Rua de Matacavallos 78, na Côrte (Rio de Janeiro). Henry Joseph Leiden (Henrique Leiden) deixa Leon Leiden, seu sobrinho, gerenciando a fábrica e se retira para Recife, Pernambuco, onde tem parentes.

O cervejeiro Henry Joseph Leiden fundara e era dono de fábricas no Rio de Janeiro (desde 1848; ele é considerado o pioneiro desta indústria no Brasil) e no Recife (pelo menos, desde 1866). E era tio de Henri Quanz, alemão da Baviera, que perdera os pais ainda criança e fora morar com parentes em Paris. Henri Quanz ali se casou com uma francesa, teve duas filhas (Ana e Valentina) e, de súbito, a mulher morreu.

Leiden tinha interesses industriais no Brasil, mas morava na Europa. Precisava, especialmente, de alguém confiável para administrar a fábrica do Recife. Convenceu o sobrinho recém-viúvo Henri Quanz a vir residir em Pernambuco. E lhe arranjou a noiva que queria “colocar”: sua cunhada (dele, Henry Leiden) Dorothea Elise Kruss, coincidentemente chega ao Recife no mesmo navio em que veio o alemão August Carl Ludwig Kruss, cunhado de Henry Leiden e que acabaria se tornando cunhado de Quantz.

Em 19 de maio de 1868, o Jornal do Recife publica o contrato social feito em 9 de maio, entre Henrique Leiden, Henrique Quanz e Augusto Kruss, estabelecidos na Boa Vista com fábrica de cerveja, vinagre, vinho e outros liquidos com o capital de 56:000$000 Rs, divididos da seguinte forma:Henrique Quanz com 15:000$000 Rs, o sócio Augusto Kruss com 11:000$000Rs e o sócio Henrique Leiden com 30:000$000 RS.

Ainda em 1868, Quanz brigou com Leiden e o casal Quanz, Henri e Dorothea, se mudam para a Paraíba, onde os dois viveram o resto das vidas.

Em 30 de março de 1876, o Jornal do Recife publica que Juiz Sebastião do Rego Baros de Lacerda, em 27 de março, decretou a falência de Henrique Leiden & Cia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário