sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Astro Beer Company / Cervejaria São Paulo Ltda.



Baseado no texto: "Astro Beer" - publicado no Brasil Chapter News - nº154 - setembro de 2010.

Octávio Augusto Slemer, empresário do ramo de informática desde 1975 foi um dos pioneiros na importação de softwares para microcomputadores e redes, gerente da datalogica que comercializava o DBase, o primeiro banco de dados usado em grande quantidade nos microcomputadores.

Slemer, em várias viagens ao exterior vislumbrou o movimento de renascimento de cervejas especiais de alta qualidade, começou a conhecer os brewpubs, cada um com sua característica, cada um com sua variedade de cerveja.

Foi obrigado a mudar seu ritmo de vida, devido a um problema cardíaco e uma ponte de safena, aí começou sua vida de cervejeiro , passou a pesquisar e obter informações sobre o mundo da cerveja.

Em 1995, Octávio fundou a Astro Beer Company e lançou em dezembro a cerveja Astro, cerveja pilsener de produção limitada. O lançamento foi no Brew Pub em São Paulo, Brasil, onde seu criador aproveitou a deixa para lançar também seu livro “Os Prazeres da Cerveja” pela editora Makron.

A Astro trazia algumas novidades muito inovadoras para a época. A primeira era ser uma cerveja nitrogenada produzida em pequena escala e sem aditivos. A primeira cervejaria que produziu a Astro foi a Cervejaria Sul Brasileira (mudou o nome em 1999 para Cervejaria Colônia e atualmente tem o nome de INAB-Indústria Nacional de bebidas) que havia acabado de ser fundada por Jaime Gatto e Saul Brandalise na cidade de Toledo. Paraná, Brasil.

A segunda novidade é que embora a maior parte da população não tivesse acesso à internet, somente alguns poucos privilegiados que conseguiram ter uma conta na Embratel a cerveja já era divulgada e comercializada pela internet. As contas comerciais da internet no Brasil foram liberadas em meados de 1995 e a cerveja lançada em dezembro desse ano. A Cervejaria Astro está permitindo que usuários da rede mundial de computadores Internet se comuniquem com a empresa e encomendem cerveja por meio de sua página na World Wide Web. O serviço também oferece informações sobre a Astro Beer Company e acesso às outras páginas da Web que falam especificamente sobre cerveja. O endereço da Astro na web – www.astro.com.br. Esse endereço web não é mais ocupado pela Astro.

O histórico da atividade cervejeira em Boituva – São Paulo, remonta ao final dos anos 90 com a chegada ao local da família de Octávio Augusto Slemer. E mais especificamente em 1997, Slemer funda em Boituva a Cervejaria São Paulo Ltda e passa a fabricar a cerveja Astro.

A Astro, não teve aceitação no mercado por se tratar de uma cerveja fora do padrão Pilsen popularizado no Brasil, nessa época as mudanças de paladar do consumidor brasileiro ainda não haviam sido difundidas.

Diante desse fracasso na produção de uma cerveja especial, em 1998, Slemer vende as instalações para a família Momesso que também não expandiu a produção de cerveja na cidade, onde ficou estagnada até a aquisição da fábrica pelo grupo Petrópolis em 1999. Após a aquisição é lançada a marca Crystal e se deu início ao processo de modernização de toda linha de produção.

A cerveja foi comercializada apenas em garrafas de 600 ml e apenas 6 latas, como teste, foram produzidas e não foram envasadas.

Conhece-se 3 rótulos dos anos de 1995 a 1997 produzidos para a cervejaria em Toledo no Paraná e apenas um da Cervejaria São Paulo em 1997/8 e uma lata-teste pertencente ao colecionador Gustavo Pareja.

    

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário