sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cervejaria Astra



José Dias de Macêdo, nasceu no dia 08 de agosto de 1919, na cidade de Camocim - CE. Casado com Maria Proença de Macêdo.

Iniciou suas atividades empresariais, em Fortaleza - CE, a partir de um pequeno escritório de representações junto com seu cunhado. Uma sociedade comercial em nome coletivo e em forma solidária, que entre si fazem Carlindo Cruz e José Dias de Macêdo, a qual seria regida sob a razão social Carlindo Cruz & Cia. conforme o registro de número 4538 da Junta Comercial do Estado do Ceará, em 24 de maio de 1940. O início da empresa está associado à participação do Sr. José Dias de Macêdo em uma representação comercial, a qual representava produtos de todo o Brasil: manteiga das Minas Gerais, vinho gaúcho, madeira paranaense, vidro pernambucano, café capixaba, cortiça carioca, arroz do Maranhão e saco de juta da Amazônia. Em 1945, formou-se economista pela faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará, nesse mesmo ano, a sociedade com seu cunhado foi dissolvida e a partir de 11 de outubro a razão social passou a ser J. Macêdo & Cia.

O grande salto da então J. Macêdo & Cia se deu em 1948, com a representação exclusiva, no Ceará, do Jeep da Willys-Overland.

Em 30 de maio de 1952 é modificada a razão social para J. Macêdo S.A. Comércio, Indústria e Agricultura.

A experiência da importação e comercialização do Jeep contribuiu para a empresa conseguir uma licença para a importação de 80 mil sacas de farinha de trigo dos Estados Unidos, em 1952, marco inicial da sua atuação na área de alimentos derivados de trigo.

Em 1955 iniciou um importante processo de diversificação de atividades, passando a atuar em três divisões: alimentos, bebidas e veículos. O resultado positivo na comercialização da farinha de trigo importada e o grande interesse dos fundadores em entrar na atividade industrial levaram a J. Macêdo S.A a construir seu primeiro moinho, o Moinho de Trigo Fortaleza, o qual entrou em funcionamento em setembro de 1955.

A diversificação do grupo teve inicio em 1959, com a criação do Frigorífico Industrial de Fortaleza - Frifort, destinado ao abate de bovinos e comercialização de carnes. Em 1962, foi construído a Construções Eletromecânicas - Cemec, para a produção de transformadores elétricos. A Hidracor, por seu turno, foi inaugurada em 1963, para a produção e comercialização de tintas hidrossolúveis.

Em 1965 foi lançada a pedra fundamental do prédio que abrigaria a Cervejaria Astra, localizado na Rua Lauro Nogueira, 1355, bairro Papicu em Fortaleza, CE. O prédio foi construído pelo engenheiro cearense, Luiz Gonzaga de Carmo Paula, formado pela Universidade Mackenzie, de São Paulo.

Em 26 de agosto de 1967 é novamente alterada a razão social para Indústria e Comércio J. Macêdo S.A. – ICOMASA. E exatamente um ano após, 26 de agosto de 1968, retorna à denominação anterior: J. Macêdo S.A. Comércio, Indústria e Agricultura.

Em 8 de outubro de 1969, ocorre nova mudança nas atividades, com a criação de uma empresa holding, adequando-se à razão social que passa a ser J. Macêdo S.A. Comércio, Administração e Participações.

Dando continuidade ao processo de diversificação, em 1970 o grupo inaugura a Cervejaria Astra e faz o lançamento da cerveja Astra Pilsen, “Astra, cerveja do Ceará!” com festa no Clube Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza.

Além de produzir a Astra Pilsen produz também a Astra Malzbier, as duas versões em dois tamanhos, garrafas de 600 e de 300 ml e também uma cerveja tipo exportação, a Astra Export.

   
   
Logo depois, em 1971 compra o controle acionário da Cervejaria Miranda Corrêa, em Manaus e, em seguida se associa à Brahma que através da aquisição de 26% das ações da Cervejaria Astra passa a controlar as duas cervejarias: Astra, de Fortaleza - CE e Miranda Correa de Manaus – AM, passando a ter uma forte liderança para a fabricação e distribuição de seus produtos no Norte e Nordeste do Brasil.

Em 1999, passou a pertencer a Ambev, empresa criada com a fusão das empresas Antarctica e Brahma, e após o fechamento toda a produção foi transferida para sua nova fábrica em Aquiraz – CE. Em 2010 a antiga fábrica da Brahma foi ao chão. A implosão ocorreu sem problemas, para implodir o prédio, foram necessários 250 kg de dinamite. A implosão durou 10 segundos. A população pôde assistir a implosão, de longe, cujo impacto pôde ser sentido bem longe dali.

O terreno foi vendido para João Carlos Paes Mendonça, que virou a sigla JCPM, controlador de um conglomerado de empresas, entre as quais a TV, a Rádio e o Jornal do Comercio de Recife, além de 11 shopping centers espalhados por grandes cidades do Nordeste, no local será instalado o Shopping Riomar Fortaleza que será construído nos 220 mil metros quadrados do antigo terreno da cervejaria Astra.